sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O que é o ateísmo

Desde muito tempo, os homens costumam cultivar crenças religiosas. Futuros pré-definidos por algum ser, fé em alguém “olhando” por nós, são exemplos do que pensavam as pessoas desde a Grécia Antiga, por exemplo, onde a vida era regrada de acordo com as vontades dos Deuses. A crença religiosa é cultivada até hoje, impulsionada muito pelo crescimento da Igreja Católica. Mas o ateísmo vem crescendo o número de adeptos gradualmente por todo o mundo. Segundo a Revista Enfoque, o ateísmo cresceu nos últimos 100 anos, na Europa, de aproximadamente 1,7 milhão para cerca de 130 milhões de pessoas. Os dados surpreendentes relatados na revista, apresentam números do pesquisador Phil Zuckerman em seu artigo "Rates and Patterns", PhD em sociologia da religião. Seu artigo mostra as 50 nações mais atéias ou agnósticas do planeta:
Suécia (85%)
Vietnã (81%)
Dinamarca (80%)
Noruega (72%)
Japão (65%)
República Tcheca (61%)
Finlândia (60%)
França (54%)
Coréia do Sul (52%)
Estônia (49%)
Alemanha (49%)
Rússia (48%)
Hungria (46%)
Holanda (44%)
Inglaterra (44%)

No Brasil, apesar de haver um crescimento, os ateus ainda são minoria. Eles englobam cerca de 2% da população brasileira. Mesmo sendo minoria, já existe a UNA (União Nacional dos Ateus), com representantes por todo o país. Os membros participam de debates de filosofia, sociologia e religião. Por serem muito distantes, os encontros normalmente se dão por comunidades em redes virtuais. “O ateísmo, desde os tempos antigos, caracteriza pessoas que questionam a existência de deuses ou não acreditam nela. Durante o Império Romano, utilizavam o termo ateu para apontar aqueles que não adoravam seus deuses e a partir de então recebem tal nome.” Explica Rodrigo Carvalho, estudante de Engenharia de Minas na UFRGS e membro da União. Ele comenta que o preconceito por parte dos católicos é muito presente. "Eles são preconceituosos e acham que quem não segue a Bíblia não merece estar na sociedade. Acham que somos seres ruins. Um absurdo total." Ele ainda explica o que é o ateísmo: "A palavra "ateísmo" vem do grego: "a" significa ausência e "teu" vem de "theos", que significa divindade. O ateísmo moderno se caracteriza pelo questionamento e evolução. Nós não odiamos deus e não odiamos crentes. Apenas questionamos a existência, para que possamos evoluir. Ateus são pessoas normais, de bom coração que apenas não seguem a crença da maioria."

A equipe do Outro Ponto de Vista foi até a Igreja Universal de Porto Alegre, situada na
View Larger Map">Av. Julio de Castilhos, e perguntou a opinião de um fiél na saída de uma missa. Claudio Pereira, taxista de 54 anos, duas filhas, diz o que pensa sobre quem não acredita em deus: "Acho que eles deveriam repensar melhor suas atitudes, pois o mundo de Deus é belo e recompensador. Digo à eles para começarem a ter um objetivo na vida." Sobre o preconceito, Pereira afirma: "Eu não aceitaria um ateu se casando com as minhas filhas. Ele, certamente, estaria levando elas para o mal caminho, o caminho do demônio."

Nenhum comentário:

Postar um comentário